LOUNGE


Notícias, curiosidades e mundo JGP

Dicas

Conheça a diferença entre identidade visual, marca e branding

junho 22, 2020 | by redacao


Além de entender a diferença entre identidade visual, marca e branding, saiba a importância de desenvolver essas vertentes em conjunto

 

Recentemente escrevemos um artigo sobre identidade visual e sua importância para a estratégia de uma empresa. No entanto, percebemos que existe muita confusão sobre o que é identidade visual, marca e branding.

Apesar de fazerem parte de um mesmo espectro, essas três vertentes têm significados diferentes e é importante saber o papel de cada um para o sucesso de uma empresa.

Por isso, preparamos esse conteúdo com as principais características sobre identidade visual, marca e branding. Boa leitura!

 

Saiba o que é identidade visual

Identidade visual é o conjunto de elementos gráficos que refletem o nome, ideia, produto ou serviço de uma organização.

A arte, tipografia, fonte e até o slogan têm o papel de passar ao público o objetivo e até o mercado de atuação da organização de maneira clara, atraente e objetiva.

Elementos como logomarca e paleta de cores, por exemplo, são fundamentais para, além de atrair clientes, refletir a personalidade de uma companhia.

Leia também: Conheça a importância do design voltado para resultados

 

Entenda o que é marca

marca, ou brand em inglês, é basicamente o logotipo de uma organização. Apesar de muitos profissionais utilizarem a palavra marca para falarem de empresa, o uso correto deste termo no universo do design se refere ao logo.

Leia também: Saiba como o marketing digital pode ajudar sua empresa a crescer

 

Confira o que é branding

Diferente de marca e até semelhante a identidade visual, branding é todo o processo de desenvolvimento do planejamento, estratégia e criação dos conceitos sobre uma empresa, como se posiciona e como se comunica com seu público.

Apesar de parecido com identidade visual, o branding vai muito além da parte gráfica. Por isso, sem o branding estruturado, não é possível desenvolver uma identidade, pois é preciso antes definir as premissas e a essência da marca, para depois partir para os conteúdos visuais.

Leia mais: Entenda a importância do planejamento em comunicação nas pequenas empresas

 

Devo trabalhar identidade visual, marca e branding em conjunto em minha empresa?

Desenvolver a identidade visual, branding e marca em conjunto e de forma estratégica e harmoniosa é fundamental para uma empresa se inserir e se estabelecer no mercado.

Assim, é possível chamar a atenção do seu público e, em um segundo momento, assegurar clientes e promotores fiéis de seus produtos e serviços.

Leia também: Por que contratar uma agência se minha empresa é pequena?

 

Desenvolva a identidade visual, marca e branding em conjunto

Por isso, é importante investir nessas três vertentes como parte estratégica para o sucesso de um negócio.

Desta maneira, caso a sua organização não tenha os profissionais com os requisitos necessários para o desenvolvimento dessas questões, é essencial contar com uma agência especializada.

Leia mais: Conheça as principais tendências para as empresas após a pandemia

 

Conte com a JGP Comunicação

Para desenvolver o branding, identidade visual e a marca da sua empresa de maneira estruturada e que garanta excelentes resultados, é importante contar com uma agência que tenha experiência e profissionais gabaritados.

Para isso, a JGP Comunicação, é especialista em estratégias que geram valor à sua empresa a partir de ações e soluções inovadoras.

Confira nossos cases de sucesso, entre em contato com os nossos especialistas e tenha a melhor agência para sua empresa!

ADD COMMENT