LOUNGE


Notícias, curiosidades e mundo JGP

Dicas

Home office durante o isolamento social: ônus x bônus

junho 11, 2020 | by redacao


Conheça todos os benefícios e desvantagens do trabalho remoto e confira dicas para evitar as distrações e manter a produtividade mesmo trabalhando de casa

 

O isolamento social causado pela pandemia do coronavírus fez com que as empresas adotassem o trabalho remoto para os seus colaboradores. No entanto, o modelo home office, apesar de oferecer flexibilidade e mobilidade, exige disciplina e organização por parte dos profissionais para que possam exercer suas atividades da maneira esperada.

Para se ter uma ideia, antes da pandemia, de acordo com pesquisa do International Workplace Group, 83% dos 15 mil entrevistados escolheriam um emprego com alguma flexibilidade, em vez de outro mais tradicional.

Além disso, 80% dos participantes alegaram um aumento de produtividade e melhora no desempenho ao adotar o home office.

Diante deste cenário, preparamos este conteúdo com todos os prós e contra do trabalho remoto, principalmente, durante a crise causada pela COVID-19. Confira!

 

Saiba quais são os bônus de trabalhar em casa

Mobilidade e flexibilidade

Um dos grandes benefícios de trabalhar em home office é a mobilidade e a flexibilidade de poder trabalhar de qualquer lugar desde que tenha um equipamento conectado à internet.

Neste período de quarentena, no entanto, a mobilidade e flexibilidade acabam sendo menores, já que na teoria os profissionais trabalham apenas de suas casas.

Porém, caso você tenha um bom espaço em sua residência, você pode optar por trabalhar exercer suas atividades em diferentes cômodos ou até no quintal ou sacada e aproveitar o sol e uma vista bonita para inspirar suas atividades.

 

Trânsito e transporte público

Outro bônus do trabalho remoto é tempo que se ganha ao não ter que se deslocar da casa para o trabalho e vice-versa.

Além de ganhar esse tempo, o profissional também garante melhor qualidade de vida, já que o trânsito diário e o transporte público têm problemas que causam estresse na população brasileira

 

Concentração e maior produtividade

A concentração de se trabalhar em casa é um tema polêmico, já que pode ser melhor para profissionais que tenham um espaço adequado para produção de suas atividades ou pior, caso o colaborador não tenha um local para exercer suas tarefas e ainda tenha inúmeras distrações como parentes, televisão entre outros.

Leia também: Entenda a importância do planejamento em comunicação nas pequenas empresas

Entretanto, de acordo com estudo Global Evolving Workforce, a maioria dos profissionais rendem e produzem mais trabalhando no modelo home office.

Por isso, de acordo com as constatações deste documento, inserimos a concentração como uma vantagem e não desvantagem de se trabalhar de casa.

 

Conheça quais são os ônus de trabalhar em casa

Solidão

Um dos ônus que muitos profissionais só se dão conta após começarem a atuar de suas casas é que o home office pode ser solitário. Não encontrar os colegas de trabalho e exercer todos os dias suas atividades remotamente sem o contato humano pode ser frustrante.

De acordo com pesquisa elaborada pela A.T.Kearne, aproximadamente 74% dos profissionais entre 15 e 25 anos e 69% entre 25 e 35 anos disseram que estariam mais inclinados a se manter em uma empresa caso tivessem mais amigos no local de trabalho.

 

Distrações

As distrações de casa podem acabar com o trabalho remoto de um profissional. Filhos pequenos, parentes, televisão, redes sociais, aplicativos de mensagem e outros entretenimentos que se têm em casa podem acabar totalmente com a produtividade.

Por isso, é preciso ter um espaço adequado para o trabalho, livrar-se das distrações no período das atividades e ter disciplina para não se deixar levar pelas possíveis causas de desatenção que trabalhar de casa pode ter.

 

Falta de disciplina

O trabalho remoto também pode provocar o relaxamento do profissional, que acaba não se preocupando mais com uma alimentação adequada, por exemplo, e recorre sempre a comidas rápidas e que não são saudáveis.

Além disso, essa falta de disciplina pode causar outros problemas como sedentarismo, já que a pessoa se acostuma, por exemplo, a apenas ficar em casa no computador, se alimentar com fast foods e dormir.

 

Conclusão

O home office possivelmente será adotado de maneira definitiva por grande parte das empresas. Além disso, muitas outras organizações irão implementar o modelo híbrido de trabalho, em que os profissionais vão alguns dias para o escritório e em outros atuam de maneira remota.

Para se ter uma ideia, 40,2% das empresas não trabalhavam com a modalidade antes da crise e vão adotá-la de forma definitiva quando esse período passar, de acordo com um estudo produzido pela Cushman&Wakefield.

Por isso, para que esses modelos de atuação não causem problemas como falta de foco, menor produtividade, sedentarismo e má alimentação, é preciso ter atenção a todos os gatilhos que causam essas situações.

Para isso, é interessante criar o hábito de se exercitar com frequência, ter atenção com a alimentação, definir os horários e espaços de trabalho para atuação diária e se desligar das distrações como televisão, redes sociais, parentes e aplicativos de mensagem.

 

Desta maneira, será possível obter todos os benefícios do home office minimizando suas desvantagens!

ADD COMMENT